Um sinal amarelo

Desde os primórdios da humanidade, o homem teve a observação dos fenômenos naturais, como uma condição essencial para a sobrevivência da espécie. Através dos movimentos dos astros o homem aprendeu a medir o tempo e com as modificações que ocorriam no ambiente onde vivia, pode saber quando a época de fartura iria começar ou acabar.

Os deslocamentos migratórios de animais e mudanças na flora eram sinais importantes para os humanos, que aprenderam a tirar proveito dos ciclos naturais. A compreensão dos fenômenos foi de importância capital para fixação do homem na terra, na chamada "revolução agrícola", há mais de 10.000 anos, quando os hominídeos deixam de ser meros coletores para criarem a base da nossa civilização.

Hoje o homem não só observa como faz previsões, principalmente sobre o clima, apoiado em um aparato tecnológico gigantesco, que cresce a cada dia.

Lembro das histórias que meu pai contava sobre suas observações e do conhecimento que havia herdado de seu pai. Produtores de uvas na cidade de Louveira, interior paulista, nas décadas de 40 e 50, se fiavam nos sinais da natureza para a condução de suas lavouras. A volta do cantar de um pássaro, chamado por eles "sem fim", era indicação de que as temperaturas iriam subir e que dificilmente voltaria a gear naquele inverno, por conseqüência a poda das videiras poderia se efetuar. Atualmente os produtores usam a tv e a internet para verificar as condições do clima.

Outro sinal que indica que as temperaturas irão se elevar é florada dos ipês. Muito comuns na nossa região, nos meses de inverno estas árvores ficam totalmente desfolhadas parecendo estarem secas, mas em meados de agosto e setembro explodem em exuberante beleza. O ipê exerce um fascínio adicional sobre as pessoas, certamente pela beleza, no auge da florada a árvore parece um buquê, e pela curta duração da florada, que dura cerca de duas semanas. Após esse período as flores dão lugar as folhas do ipê. Por estes motivos muitas pessoas gostam de ter o ipê em suas propriedades, mesmo com a curta duração da florada. Em nossa região o amarelo é a espécie mais comum, sua cor se destaca em meio a vegetação ressequida pelos meses de frio e seca. Seu aparecimento é um sinal que a primavera está próxima.

voltar