Cultivando melancias

A melancia é uma planta de clima quente. Em temperaturas baixas, as plantas não se desenvolvem bem. Por isso a época de plantio varia de uma região para outra, conforme o clima. Na nossa região a época indicada para o plantio vai de agosto a março.

A melancia produz bem em solos profundos, areno-argilosos, de boa fertilidade.

Para culturas comerciais recomenda-se uma aração profunda em torno de 25 cm com 60 dias de antecedência ao plantio. A gradagem deve ser feita na véspera do plantio, quando não houver necessidade de aplicação do calcário. Caso sua plantação seja apenas para o consumo o plantio deve ser feito em covas. Em ambos os casos é aconselhável enviar amostra de solo ao laboratório de análise para saber as quantidades de calcário e adubo a serem aplicados. Usar calcário o mais fino possível de preferência o dolomítico. A melancia é muito exigente em cálcio e magnésio. É uma das cucurbitáceas mais tolerantes à acidez e pode ser cultivada em solo com pH entre 5,0 e 6,8.

ADUBAÇÃO:

Na ausência da análise de solo aplique 5 litros de esterco de curral bem curtido por cova ou 1 litro de esterco de galinha. É necessária a adubação química: use 320g por cova da fórmula 5-25-15. Em cobertura aplique após 20 dias a germinação 80g de adubo da fórmula 10-10-10, distribuindo o adubo ao redor das plantas a uma distância de 10 centímetros do pé. Esta mesma dosagem deve ser aplicada 20 dias após a primeira e, se necessário, uma terceira cobertura 20 dias após a segunda.

A melancia é plantada por semeadura direta na cova ou sulco, colocando-se 2 a 3 sementes por cova a uma profundidade de 2 centímetros. O espaçamento mais usado, tanto para o plantio em cova como para o plantio em sulco, é 2 x 2m, podendo-se usar, no entanto, o espaçamento de 3 x 1m nos plantios em sulco.

TRATOS CULTURAIS:

Até 30 dias após o plantio é necessário fazer irrigações a cada 3 dias , depois disso a irrigação pode ser feita com intervalos de 4 a 7 dias, dependendo da condição de umidade do solo.

Mantenha a cultura sempre no limpo, fazendo capinas regulares. Vinte dias após a germinação, fazer o desbaste deixando uma planta por cova se o espaçamento usado for de 3 x 1m, e duas plantas por cova se o espaçamento for 2 x 2m.

Eliminar os frutos anormais e todos aqueles que estejam num raio de 40 cm do pé da planta, deixe em média dois frutos por cova.

PRAGAS E DOENÇAS:

A melancia é uma cultura suscetível ao ataque de fungos e insetos. A broca das cucurbitáceas (que é a larva de uma pequena mariposa) causa grandes estragos na plantação, furando os frutos jovens deixando-os inutilizados para comercialização.

O combate a praga pode ser feito com inseticidas sistêmicos ou naturais (a base de fumo).

No caso do uso de inseticidas químicos é necessário a orientação de um engenheiro agrônomo. A antracnose também é uma doença comum nas cucurbitáceas e é causada por fungos, o combate é feito com fungicidas a base de cobre.

COLHEITA:

Inicia-se a partir dos 90 dias após o plantio. O ponto ideal de colheita é indicado pelo secamento da gavinha localizada na inserção do pedúnculo do fruto com a rama e pela coloração da parte do fruto em contato com o chão, que muda de branco para creme.

Doce de entrecasca de melancia

(a entrecasca é aquela parte branca entre a casca e a parte vermelha, que é a comestível)

INGREDIENTES:
3 quilos de entrecasca de melancia cortada em cubos
1 quilo de açúcar
1 litro de água
cravo

MODO DE FAZER:
1.Para preparar o doce comece fazendo uma calda com a água e o açúcar.
2.Depois de ferver por uns 15 minutos, ponha a entrecasca picada e o cravo.
3.O doce leva mais ou menos 45 minutos pra ficar pronto.
4.O ponto certo é quando a calda começar a ficar mais espessa.