Estabilizante de Cloro STABILCLOR®

O Estabilizante de Cloro STABILCLOR® é constituído 100% de tri-hidroxi-s-triazina, ou ácido isocianúrico, agente eficaz para proteger o residual de cloro da água da piscina contra a decomposição causada pelos raios ultravioleta do sol. Estima-se que 90% do cloro utilizado nas piscinas externas sejam consumidos pela luz do sol e não pela efetiva ação desinfetante/oxidante do cloro. Contudo, basta uma aplicação de 50 ppm do Estabilizante de Cloro STABILCLOR® para se obter economia substancial do cloro utilizado na cloração de manutenção.



Quando a cloração de manutenção é feita utilizando-se os Cloro Estabilizado GENCLOR® Tabletes ou Cloro Estabilizado GENCLOR® Granulado, os quais contém em sua composição uma porcentagem do Estabilizante de Cloro STABILCLOR®, estes repõem na água continuamente a fração do residual de estabilizante perdida junto com a água em transbordamentos, retrolavagens do filtro, banhistas etc.

Quando a cloração de manutenção é feita com cloros não estabilizados, recomendamos analisar mensalmente o teor do Estabilizante de Cloro STABILCLOR® e recompor o teor de 50 ppm para manter a piscina sempre estabilizada(*). Essa análise é feita facilmente utilizando-se o Estojo de Testes GENKIT® STB. O custo de materiais e mão-de-obra para esse controle justificam-se plenamente quando comparamos o consumo de cloro em piscinas estabilizadas e não estabilizadas.

Quadro comparativo de consumo diário de diversos tipos de cloro em piscinas:

Produto

Forma Física % de cloro ativo Qtde=1 Kg Cl2 Estabilizado?

Consumo médio diário por m3 de água em piscinas no verão (*)5

estabilizadas 50 ppm STABILCLOR®

não estabilizadas

Cloro gás (Cl2) gás 100 % 1 kg não não testado
Hipoclorito de sódio ou cloro líquido líquido 10 % 10 kg não 14,4 ml 48 ml
Hipoclorito de cálcio POOL-TRAT® Cloro Granulado Genco granulado 65 % 1,5 kg não 5,26 g 9,72 g
Sódio dicloro-s-triazina-triona GENCLOR® Granulado granulado 60 % 1,66 kg sim 1,93 g  
Ácido tricloro-isocianúrico GENCLOR® Tabletes tabletes 90 % 1,1 kg sim 1,47 g

(*)5 Baseado em estudo(California Field Test Program) realizado pelo período de 6 meses em 46 piscinas (temporada de verão de 1973), onde o objetivo era manter resídual de cloro na faixa de 1 a 1,5 ppm e determinar o consumo médio de cada classe de produto. Valores indicados são as médias obtidas (9 piscinas residencias, 5 coletivas públicas e 32 coletivas privativas).

Quando houver troca total da água deve-se reestabilizar a piscina novamente com 50 ppm do Estabilizante de Cloro STABILCLOR®.
   
O Estabilizante de Cloro STABILCLOR®, mesmo em residuais de 300 ppm, não interfere na atividade biocida ou oxidante do residual de cloro.   Não há um residual limite estabelecido para uso do produto em piscinas, mas para efeitos práticos, uma piscina com água corretamente tratada, com retrolavagens freqüentes, jamais conseguiria atingir esse residual de 300 ppm, mesmo utilizando somente cloro estabilizado, porque, o residual do Estabilizante de Cloro STABILCLOR® atingirá um nível em que a fração de estabilizante adicionada com o cloro estabilizado num dado período de tempo será igual àquela perdida com a água nos processos de retrolavagens, nos transbordamentos por chuvas etc. no mesmo período.

(*) Uma forma bastante econômica e prática de manter o residual do Estabilizante de Cloro STABILCLOR® em piscinas que utilizam cloro não estabilizado (hipocloritos de sódio e cálcio) é adotar a rotina de oxidação de choque com Cloro Estabilizado GENCLOR® Granulado.
Uma dosagem de 20 gramas do produto por metro cúbico de água fornece: 12 ppm de cloro + 12 ppm do Estabilizante de Cloro STABILCLOR®, com a vantagem de ser rápida e totalmente solúvel.

Embalagem: Sacos plásticos flexíveis contendo 1 kg cada: suficiente para dosagem de 50 ppm em 20.000 litros de água.


Principais vantagens:

   • É ácido isocianúrico na forma granular, de fácil manuseio e aplicação.
   • Proporciona substancial economia de cloro.
   • Aumenta a segurança da desinfecção e oxidação mantendo o residual de    cloro ativo por mais tempo na água da piscina.
   • Melhora a estabilização do pH.
   • Melhora a qualidade da água e reduz a necessidade de oxidações    freqüentes.

VOLTAR